quinta-feira, 7 de maio de 2015

O vídeo perdido de Zolder

Há alguns anos atrás ouvi falar pela primeira vez sobre a lenda do vídeo perdido de Zolder, para quem não se lembra Zolder é aquele circuito belga que sediou por alguns anos uma etapa do mundial de F1, e tragicamente em uma dessas etapas o mundo das corridas perdeu um grande ídolo, o canadense Gilles Villeneuve. Justamente aí é que entra a história do vídeo. Reza a lenda que alguém registrou com uma pequena câmera super8 o acidente, mas que imediatamente autoridades belgas confiscaram o equipamento, o autor do vídeo não foi mais visto e o que se sabe é que ele nunca foi divulgado, boatos sempre apareceram acerca do acontecido, o mais macabro é o do ex-funcionário do circuito que em seu leito de morte confidenciou que os responsáveis pelo circuito com medo de eventuais problemas judiciais resolveram se livrar da fita e de todos os pertences apreendidos junto com o autor das imagens, a missão coube ao finado funcionário que num gesto de homenagem os enterrou no bosque ao lado da fatídica curva terlamenbocht,  a mesma do acidente, aonde anos após foi feito um pequeno memorial para Gilles. 
Bem... Os eventos a seguir poderiam dar um livro ou roteiro de filme, espero que as fotos me ajudem, mas em poucas palavras devo dizer que a passagem pela Bélgica não estava em meus planos, o circuito de Zolder é um bosque desolado e aberto ao público durante os dias de semana e a curiosidade humana aliada a uma total falta de vigilância nos faz fazer coisas do qual duvidamos
Da mesma forma que a ocasião faz o ladrão adicione a adrenalina a essa fórmula e tente imaginar meu pânico ao passar pelo pequeno corredor de acesso a saída do Circuit Zolder carregando em minha mochila 33 anos de história literalmente enterrada.
Acharam fácil? Tentem então revelar um filme super8 nos dias de hoje! Isso sim é que é difícil! Com a ajuda de um amigo fizemos a telecinagem (passar para vídeo) e pronto! 
Imagens nunca antes vistas ganharam vida. Ainda que com a qualidade bastante comprometida pelo tempo. Não importa! É o registro de que a lenda era verdadeira!
Viva a lenda! Viva o mito!
Viva Gilles sempre vivo!    

 













Um comentário: